NOTA EM 03/08/2012 - ÀS 15:23
Boa tarde.
Srs. Pais e Responsáveis, abaixo segue depoimento do professor do Colégio Pedro II, unidade Tijuca.
Depoimento do Prof. Haroldo Nobre Lemos (CP II Tijuca) sobre a ocupação da Direção Geral do CP II pelos alunos.
Aos caríssimos alunos do Colégio Pedro II, senhores pais e responsáveis.
É com muita tristeza que o tomamos conhecimento do ato de invasão das dependências da Direção Geral do CPII por um grupo de alunos que se auto-intitula representante do corpo discente da Velha Casa.
Antes de tudo é preciso que esclareçamos quem compõe este corpo discente de quase treze mil alunos (13.000). Então, vejamos em números redondos:
- cerca de seis mil alunos (6.000) integram o ensino médio, com faixas etárias que abrangem a menoridade legal – e estes são a maioria -- e a maioridade.
- cerca de sete mil alunos (7.000) integram o ensino fundamental (6º ao 9º ano) e a Educação Infantil (menores de seis anos).
Como é possível que um grupo de alunos de ensino médio possa representar os interesses de universo tão vasto e plural, no qual os interesses da maioria (do ensino fundamental) deveriam ser manifestados pelos seus pais e responsáveis legais? Tanto é assim que, no processo eleitoral interrompido pela greve, foi garantido a esses últimos o direito de voto na escolha para diretor-geral, no interesse de seus filhos. A exemplo do que foi feito no processo consultivo de 2008.
É fato inequívoco que esse grupo de alunos que ora invade as dependências da direção-geral, tratando a todos de forma não muito respeitosa (para se dizer o mínimo), está envenenado por elementos de caráter duvidoso do Sindicato de Servidores do CPII (SINDSCOPE) que os doutrina, os leva para Brasília (desconheço se os menores de idade obtiveram autorização parental para tais deslocamentos) como a ensinar-lhes práticas pseudo-democráticas, utilizando-os como massa de manobra para atingir seus interesses. Escusado dizer que os associados do SINDSCOPE, em maioria significativa, não foram consultados, para saber se concordam em bancar as despesas de viagens e hospedagens desses alunos.
Também nunca é demais relembrar aos senhores pais e responsáveis que, em havendo danos ao patrimônio, ou ainda, danos morais aos servidores públicos que estejam no exercício de suas funções no ato da invasão, estarão sujeitos a todas as sanções previstas no ordenamento jurídico vigente, sobremodo no caso de filhos menores de dezoito anos.
Uma situação deveras entristecedora para quem, de fato, se dedica a educar esses jovens tão queridos.
Rio de Janeiro, 02 de agosto de 2012.
Prof. Haroldo Nobre Lemos.
############################################################
O CALENDÁRIO ESCOLAR DO CP2 ESTÁ EM VIGOR, hoje, dia 02/08/2012, seria o retorno às aulas.
JÁ SÃO 29
DIAS SEM AULAS
DIAS SEM AULAS
EDUCAÇÃO É ESSENCIAL E NÃO PODE PARAR.
Ribamar.
Um comentário:
No Pedrinho de São Cristóvão, são dois meses já sem aula... só há duas professoras do Pedrinho, mais a prof. de literatura, em greve, de 40 turmas! Já não sabemos mais o que fazer, pensamos em uma manifestação para forçar a volta dessas professoras ao trabalho, visto que a reposição das aulas no ano passado foi totalmente insatisfatória. Como podemos nos mobilizar? Grata, Patrícia.
Postar um comentário