MENSAGEM DE VOZ

SRs. PAIS E RESPONSÁVEIS, MAIS UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO, VEJA AI AO LADO, "SEND VOICEMAIL" TRADUZINDO "ENVIAR MENSAGEM DE VOZ". É BEM FÁCIL UTILIZAR . PARA QUE A SUA MENSAGEM DE VOZ SEJA GRAVADA, VOCÊ PRECISARÁ TER UM MICROFONE CONECTADO AO COMPUTADOR. A FERRAMENTA PODERÁ SER UTILIZADA PARA ENCAMINHAR QUALQUER MENSAGEM DE VOZ PARA O ADMINISTRADOR DO BLOG.

domingo, 30 de agosto de 2009

CARTA ABERTA À COMUNIDADE

Bom dia a todos.






Após os últimos fatos, quando a comissão responsável por elaborar um ANTEPROJETO DE LEI deliberou pela >EXCLUSÃO/RETIRAR o nosso segmento PAIS/RESPONSÁVEIS de todas as instâncias deliberativas do Colégio Pedro II, inviabilizando desta forma a participação efetiva dos PAIS/RESPONSÁVEIS da vida escolar de seus filhos.


CARTA ABERTA À SOCIEDADE


Considerando a importância do COLÉGIO PEDRO II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, instituição centenária que gerou renomados nomes da sociedade brasileira e que é mantida na órbita federal, consoante preceitua o art. art. 242 § 2º da Constituição Federal, é importante trazer à sociedade algumas informações de interesse geral.

Referida instituição de ensino, como é sabido de todos, é mantida com recursos federais e, como qualquer instituição necessita de um Regulamento que determine as normas administrativas e pedagógicas a serem observadas pelos dirigentes responsáveis.

Assim, em razão do antiquado modelo do Regulamento existente, os segmentos Direção do Colégio Pedro II, Docentes, Técnicos Administrativos, PAIS/RESPONSÁVEIS, Sindicato, Associações de Pais, Associação de Docentes, Grêmios Estudantis e Alunos, reunidos em comissão, resolveram elaborar um ANTEPROJETO DE LEI para apresentação ao MEC, que deverá encaminhá-lo para a Presidente da República, com posterior remessa ao Congresso Nacional para apreciação e aprovação ainda neste ano de 2009.

Em recente reunião, a Diretoria do Colégio Pedro II neste mês de agosto/2009, explicou a importância da comissão e participação de todos os representantes dos segmentos acima citados.

Aqui o registro de que, num estado democrático de direito como é o nosso (ao menos é o que se decanta em todas as mídias), merece aplauso a proposta de participação de todos os segmentos interessados.

Aqui também cabe o registro de como se deu o trabalho da comissão. A fim de elaborar o ANTEPROJETO DE LEI, adaptado-o a realidade do Colégio Pedro II, a comissão tomou como base para as discussões, a Lei já aprovada das IFES-Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008.

TODAVIA, implementados os debates, quando da proposta referente à criação de um Conselho Superior, órgão de caráter consultivo e deliberativo, onde nele constavam os 4 segmentos que compõem a comunidade escolar do Colégio Pedro II, a saber: Docentes, Técnicos Administrativos Alunos e Pais/Responsáveis, a comissão, após os debates, deliberou por retirar a expressão PAIS/RESPONSÁVEIS.

Vale destacar que o Colégio Pedro II é uma instituição centenária, cuja essência é o ensino básico (fundamental e médio) e que sempre teve a participação dos pais/responsáveis na vida escolar de seus filhos.

Registre-se que esta proposta defendida pela comissão está em total DESACORDO com a pretensão do Colégio de incluir em seu objeto a EDUCAÇÃO INFANTIL. Veja-se o teor do artigo que propõe (aprovado pela mesma comissão) a inserção do Colégio Pedro II no segmento EDUCAÇÃO INFANTIL, verbis:

“I - ofertar educação infantil, básica, profissional e superior, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação na vida cidadã e profissional, nos diversos setores da sociedade organizada, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

II - desenvolver a educação infantil, básica, profissional e superior como processos educativos e investigativos de geração e adaptação de soluções técnicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;”


COMO PRETENDER A EDUCAÇÃO INFANTIL SEM GARANTIR AOS PAIS/RESPONSÁVEIS A PARTICIPAÇÃO QUE SEMPRE LHES FOI ASSEGURADA AO LONGO DOS ANOS????

Qual a verdadeira intenção, quando se exclui o segmento Pais/Responsáveis da vida escolar de seus filhos ???

Portanto, pedimos a toda sociedade especial atenção para com este fato e, rogamos, ainda, o apoio das entidades legitimadas, a fim de que este absurdo de excluir o segmento PAIS/RESPONSÁVEIS da vida escolar de seus filhos, alunos do Colégio Pedro II.


Um abraço.

Ribamar - pai de aluno

6 comentários:

Anônimo disse...

Ribamar boa tarde, qual a posição da direção quanto ao envio deste projeto? O envio e o corte foi da Comissão ou da direção?
sugestão : comece já o contato com os deputados federais e comece comissões depais. coloco-me a disposição pra ajudar nos contatos.
Saudações. Lilian

Ribamar disse...

Bom dia a todos.

Lilian e demais pais, na proposta apresenta à comissão pela Direção Geral, a representação dos Pais/Responsáveis estava assegurada.

Porém era uma proposta para ser debatida e deliberada, o que a comissão assim o fez e deliberou por retirar o nosso segmento de todas as instâncias de deliberação.

Toda ajuda será bem vinda, ainda mas de uma pessoa com sua história dentro do CP2.

Ribamar - pai de aluno.

Giulia disse...

Olá, Ribamar, você viu o post que coloquei no EducaFórum? Continue mandando notícias! Um grande abraço a todos vocês, pais heróis que não deixam a democracia morrer.

Ribamar disse...

Boa noite a todos.

Giulia, quero agradecer sua gentileza em publicar em seu blog as informações sobre o que está acontecendo em nosso colégio.

Achei oportuno a imagem que você disponbilizou em seu blog, então, o copiei e colei aqui.

A imagem realmente fala por sí.

Ribamar.

Luciana disse...

Ribamar, sem palavras, graças a Deus uma das minhas filhas termina em 2010 e a outra só em 2011.
A Direção do Engenhio Novo ficou a cargo de uma professora muito querida e batalhadora, quem sabe, o Dimuro tem muitos méritos a unidade tem uma estrutura física muito boa, os alunos é que não dão valor, pais e responsáveis tb deveriam estar atentos a maneira como seus filhos não usam mais uniformes padronizados, não é possível, que os pais e responsáveis, só apareçam na hora da greve e muitos nem nessa hora.
ps alunos desafiam os professores e educação trazemos de casa, não adiannta comissão de pais e alunos que têm em seus filhos péssimos exemplos.
Desculpa, por discordar.
um abraço.

Luma disse...

Peço-lhe ajuda para entender a APA São Cristóvão. Não há eleições e e´comandada por uma comissão que não tem nenhum pai de aluno. Obrigada.