MENSAGEM DE VOZ

SRs. PAIS E RESPONSÁVEIS, MAIS UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO, VEJA AI AO LADO, "SEND VOICEMAIL" TRADUZINDO "ENVIAR MENSAGEM DE VOZ". É BEM FÁCIL UTILIZAR . PARA QUE A SUA MENSAGEM DE VOZ SEJA GRAVADA, VOCÊ PRECISARÁ TER UM MICROFONE CONECTADO AO COMPUTADOR. A FERRAMENTA PODERÁ SER UTILIZADA PARA ENCAMINHAR QUALQUER MENSAGEM DE VOZ PARA O ADMINISTRADOR DO BLOG.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Que Vergonha Docentes desse Brasil

Rio, 27/06/2007.

Boa tarde a todos.

ATUALIZADO às 18:49 do dia 29/06/2007 - Será que na próxima assembéia dos servidores do CP2, algum docente encaminhará esta proposta? Greve de fome...

Veja a reportagem:

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2007/06/29/professoras_passam_mal_ap243s_greve_de_fome_no_ce_904595.html

************************************************************

Leia abaixo matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, pela jornalista Lisandra Paraguassú, Brasília

Veja o relatório no link abaixo:

http://www.estadao.com.br/ext/especial/extraonline/infograficos/2007/06/pesquisa_ensino/

A culpa é do aluno.

Professores, pais, diretores, coordenadores e até o próprio estudante acreditam que, se a criança não aprende, a maior parte da culpa é dela mesma. Esse é o quadro que sai do estudo “Repensando a escola: um estudo sobre os desafios de aprender, ler e escrever”, divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Com maior ou menor intensidade, a escola culpa o aluno e seus pais pelas deficiências na capacidade de ensinar.“Pode-se afirmar que, se a escola deseja transferir a culpa pelo fracasso aos alunos, nisso consegue ter amplo êxito, pelo menos nas séries iniciais do ensino fundamental. Com maior freqüência, as falas atribuem a responsabilidade aos próprios discentes (alunos) e às suas famílias. Os pais não ajudam ou a criança não aproveita”, diz o documento.

A medida para ser um bom aluno está no esforço e na disciplina em sala de aula. A pesquisa da Unesco foi feita por amostragem em dez Estados, apenas em escolas públicas, com alunos da 4ª série do ensino fundamental. Há uma parte quantitativa, de questionários respondidos por alunos, professores, diretores e funcionários de cargos técnicos (coordenadores de área, pedagógicos, etc.) e outra qualitativa, com entrevistas, que incluíram também os pais dos estudantes.

Entre os professores, quase 40% consideram que, se um aluno não passa de ano, a culpa é dele mesmo (nossos comentários ... QUE VERGONHA). Outros 24% acreditam que a culpa é dos pais ( nossos comentários QUE VERGONHA). Mas apenas 2% reconhecem algum tipo de responsabilidade (nossos comentários, Os nobres DOCENTES, se eximem da responsabilidade).

Cerca de um terço dos diretores e técnicos também considera que a culpa é do aluno, mas metade deles acredita que a escola é a verdadeira responsável. “É uma carga tremenda para uma criança. Uma situação em que os adultos se eximem da culpa e a transferem para o lado mais fraco. Ela carrega a culpa por todo o fracasso.

Desse jeito não se aprende, não se educa”, diz Cândido Gomes, um dos autores do estudo. A cobrança vem também da família, que é cobrada pela escola. A maior parte dos professores também culpa pais e mães pelo fracasso escolar do filho e considera que não há participação suficiente ou, pelo menos, acha que o aluno não irá adiante porque a família não tem como ajudar. O estudo mostra, porém, que, na maioria dos casos, é na família que a criança encontra ajuda quando precisa.

A escola aparece apenas em 4º lugar. “Essa cobrança está, muito freqüentemente, acima da realidade. Na verdade, a escola dá pouco apoio e é na família que a criança encontra ajuda”, comenta o pesquisador.

ESCOLA CHATA

A escola que aparece no estudo é chata, sem sentido e não consegue passar para seus estudantes o porquê de aprender a ler e escrever e, principalmente, de fazer aquelas tarefas. Nas entrevistas qualitativas, os alunos apontam como principal - e praticamente única - razão para estudar a necessidade de precisar da leitura para trabalhar.

Mais do que isso, não conseguem entender as tarefas que lhes são dadas na escola. Os exercícios de cópia, por exemplo, aparecem como um castigo: quando a turma está bagunçando, a professora dá cópias para fazerem. “O aluno com facilidade aprende. Para os outros, sobra a bagunça. Professores e estudantes não se entendem”, afirma Gomes. É justamente como o estudante que se esforça para aprender e é disciplinado que o professor vê o bom aluno.

Apesar de não considerar “obedecer ao professor” um dos quesitos principais, a tradução de “ser disciplinado” é, segundo o estudo, justamente não fazer bagunça. Para o estudante, o perfil vai além: a criança acha que não deve fazer perguntas demais ou duvidar do professor. “O aluno tem de ser recebido com afeto e valorização; a escola tem de estar sintonizada com a realidade do aluno; a criança tem de saber por que está aprendendo. É um sistema que tem de mudar', resume Gomes.



Um abraço.

Ribamar.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

16 servidores do Colégio Pedro II decidiram .... PARALISAÇÃO NO DIA 26/06/2007.

Rio, 15/06/2007.

ATUALIZADO DIA 21/06/2007-às 18:54.

SOMENTE PARA OS RESPONSÁVEIS DE ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR HUMAITÁ.

Para todos os responsáveis da Unidade Escolar HUMAITÁ, a presidente da APA HUMAITÁ, sra. Vera Regina convoca para:

Reunião que será realizada dia 23/06/2007, sábado, às 09h da manhã.
A Pauta não nos foi encaminhada.
Um abraço.
Ribamar

********************************************************************

Boa tarde a todos.

Mais uma vez, os servidores do Colégio Pedro II, deliberaram por violar o direito à educação de nossos filhos.

Servidores presentes à assembléia, menos de 40.

1ª votação – PARALISAR ou não PARALISAR.

1 – A favor da paralisação.

2 – Contra a paralisação.

Venceu deliberação por paralisação.


2ª votação – Paralisar por 72h, por 48h, por 24h.

Paralisar por 72h – Total de votos 11.

Paralisar por 48h – Total de votos 11.

Paralisar por 24h – Total de votos 16.

Total de votos: 38 servidores

3ª votação – Paralisar no início da semana ou final da semana.

Venceu paralisar no início da semana, especificamente no dia 26/06/2007, terça-feira.

Srs responsáveis, foram essas as principais informações.

Um abraço.

Ribamar.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Dia 14/06/2007, servidores do CP2 vão deliberar por PARALISAÇÃO DE AULAS, para os dias 19, 20 21 de junho de 2007.

Rio, 08/06/2007.

Boa tarde a todos.

O sindicato do servidores do Colégio Pedro II, convoca assembléia para o dia 14/06/2007, às 18h.

Local: Auditório da Unidade Escolar Tijuca II.

Pauta:

Deliberação de PARALISAÇÃO DE AULAS, para os dia 19, 20, 21 de junho de 2007.


EDUCAÇÃO É ESSENCIAL E NÃO PODE PARAR.

Um abraço.
Ribamar.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Permanece a espada da Greve sobre as cabeças dos alunos do CP2....

Rio, 06/06/2007.


Boa tarde a todos.


Vejam as principais deliberações do sinasefe, a ameaça de GREVE POR TEMPO INDETERMINADO CONTINUA....


1 - GREVE POR TEMPO INDETERMINADO ocorrerá após o dia 20 de junho de 2007.

2 - Realização de PARALISAÇÃO de 72 HORAS, nos dias 19, 20 e 21 de junho, sendo que o dia 21 de junho, discutirão DEFINITIVAMENTE deflagração da GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.


********************************************************************


Srs. responsáveis, não se iludam, eles ainda não estão suficientemente organizados para a deflagração da greve que pretendem, portanto.........

HAVERÁ DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO NO COLÉGIO PEDRO II.


Um abraço.

Ribamar

sexta-feira, 1 de junho de 2007

GREVE POR TEMPO INDETERMINADO NO CP2.... NINGUÉM ESTÁ ACREDITANDO.......

Rio, 01/06/2007.

Boa tarde a todos.

Amanhã, dia 02/06/2007, o sinasefe deliberará GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

Na semana a seguir, o sindscope, sindicato dos servidores do Colégio Pedro II, convocará assembléia, nesta, provavelmente acompanhará a deliberação do sinasefe.. então..........

GREVE POR TEMPO INDETERMINADO no Colégio Pedro II.

Até a emissão desta mensagem, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, havia sido feito para garantir AULAS aos nossos filhos, alunos do Colégio Pedro II.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO COLÉGIO PEDRO II.

Queremos deixar bem claro, que fizemos contato prévio, desde a semana passada com os nossos representantes.

UNIDADE CENTRO – UNIDADE HUMAITÁ – UNIDADE SÃO CRISTÓVÃO – UNIDADE NITEROI – UNIDADE ENGENHO NOVO.

Todos os citados acima, foram informados que seria urgente agendar reunião com os responsáveis, para tratar com o nosso segmento da anunciada GREVE NO COLÉGIO PEDRO II.
Aos citados acima, solicitamos que realizassem reunião de APA´s, para definir as ações preventivas.

Solicitamos individualmente que emitissem documento, endereçado a Direção de sua unidade escolar, como também documento único das APA´s, endereçada a Direção Geral do Colégio Pedro II.

Nestes documentos, sugerimos que solicitassem informações acerca das medidas que as direções estariam tomando para garantir AULAS aos nossos filhos, já que foi anunciada previamente GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

Soubemos que alguns de nossos representantes, fizeram consultas informais as direções das unidades, e a resposta foi a de que não há clima para greve, disseram que não haverá greve no Colégio Pedro II.

O que me parece até o momento, que os nossos representantes acreditaram.......

É preciso urgente que façamos algo, é preciso urgente que as nossas associações assumam a responsabilidade de agir logo.

Peço a Deus que as informações que tenho prestado aqui em nosso blog, acerca da GREVE no Colégio Pedro II, a ser deflagrada por TEMPO INDETERMINADO para a 2ª quinzena de junho de 2007, não se concretize, peço a Deus que eu esteja completamente EQUIVOCADO.

Mas, revendo o passado sombrio que tem sido a vida escolar de nossos filhos, alunos do Colégio Pedro II, não tenho tanta esperança assim.

Vamos ter dias educacionais difíceis em nosso colégio, que Deus proteja a todos.

Um abraço.

Ribamar.